Segunda, 21 Janeiro 2019 04:14

Com grande adesão, Arquivo Público de Alagoas promove primeiro evento de 2019

Evento teve a participação de 80 pessoas, que esgotaram as inscrições em menos de dois dias Evento teve a participação de 80 pessoas, que esgotaram as inscrições em menos de dois dias Renata Monteiro/Cortesia

Um sucesso de público que superou as expectativas. Assim foi a Oficina Documentos e Pesquisa Histórica, que marcou o primeiro grande evento de 2019 promovido pelo Arquivo Público de Alagoas (APA), nesta sexta-feira (18). O Arquivo Público é vinculado ao Gabinete Civil do Governo do Estado.

O evento, cujas vagas eram destinadas inicialmente para apenas 20 pessoas, teve a participação de 80 pessoas, que esgotaram as inscrições em menos de dois dias.

A oficina contou com a participação de mestres, doutores, professores, estudantes e curiosos de várias áreas do conhecimento. Os facilitadores da oficina foram os professores Gian Carlo de Melo, professor doutor em História, e Wellington Gomes, mestre em História.

A oficina foi uma explanação geral sobre a preservação de documentos históricos, jornais e cartas cartográficas, assim como propiciou a contextualização de vários fatos históricos de Alagoas. “Foi ótimo porque vimos que existe uma demanda muito grande de pessoas interessadas em conhecer mais sobre nossa história. É um saldo extremamente positivo”, destacou Gian Carlos.

APA é equipamento interativo, destaca secretário

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, destacou que o trabalho desenvolvido pelo Arquivo Público, com a promoção de eventos como esse, têm tornado o APA um equipamento público cada vez mais interativo com a sociedade.

“Essa oficina de documentação trouxe para as pessoas e profissionais engajados com a história de nosso estado uma contextualização que ajuda a entender aspectos fundamentais de nossa formação histórica e torna o APA um instrumento vivo de debates”, destacou o secretário, ao entregar vários certificados aos participantes.

A Secretária de Cultura e Turismo do município de São José da Laje, Jacineide Maia, foi uma das participantes da oficina. Ela ressalta que cursos como esse só reforçam o conhecimento da história de Alagoas. “O Arquivo Público está de parabéns porque cursos como esse colocam este equipamento cada vez mais em sintonia com a sociedade alagoana e nos engrandece como cidadãos”, destacou Jacineide.

Nilda Barbosa, professora do município de Teotônio Vilela que trabalha com educação e cultura, disse que a oficina propiciou incentivo para que as pessoas como ela se interessem por sua própria história.

“Em Teotônio Vilela temos um Arquivo Público e com certeza vou levar o que foi de proveitoso aqui, as referências históricas, para colocar em prática em nossa cidade”, disse Nilda.

Para a superintendente do APA, Wilma Nóbrega, a oficina oportunizou as pessoas interessadas a potencializar o valor dos documentos históricos, ajudando a identificar e relembrar momentos importantes da historiografia alagoana. “O APA tem essa missão de disponibilizar, através desses cursos, um rico acervo quer seja ele escrito, iconográfico, material ou visual”.