Terça, 30 Julho 2019 12:42
PIONEIRO

Em parceria com APA, São José da Laje ganha 1º Arquivo Público do interior de Alagoas

Equipamento público para resguardar memória administrativa se tornou o primeiro do interior do Estado

Superintendente do APA, Wilma Nóbrega, ao receber certificado do prefeito Bruno Valença e secretária Jacineide Maia, pela parceria na implantação do Arquivo Público de São José da Laje Superintendente do APA, Wilma Nóbrega, ao receber certificado do prefeito Bruno Valença e secretária Jacineide Maia, pela parceria na implantação do Arquivo Público de São José da Laje Divulgação

O Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão vinculado ao Gabinete Civil do Estado, ampliou seus tentáculos culturais e históricos a outro município do Estado, potencializando o projeto de interiorização de Arquivos Públicos Municipais.  O Município de São José da Laje se tornou o primeiro do interior alagoano a implantar um Arquivo Público Municipal. O evento ocorreu no sábado (27) e contou com a presença de autoridades e personalidades da cidade.

O momento histórico foi possível graças ao esforço da prefeitura da cidade e à parceria com o APA, responsável por fazer a consultoria para a implantação, orientação em relação às tratativas e os processos técnicos necessários de recuperação e conservação de documentos históricos, pesquisa de dados, entre outros serviços.

Na ocasião, a superintendente do APA, Wilma Nóbrega, representou o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, e destacou o momento histórico para o povo lajense. “Em nome do secretário Fábio Farias, parabenizamos ao povo lajense com essa inauguração. Que este exemplo sirva de incentivo a outros municípios do Estado, para que o povo tenha sua memória preservada com a implantação de um Arquivo Público Municipal, que é o guardião da memória”, ressaltou Wilma, ao receber um certificado de agradecimento das mãos do prefeito do município, Bruno Valença.

"Agradecemos de coração ao Arquivo Público de Alagoas, em nome da Wilma Nóbrega, pela parceria para que concretizássemos esse sonho para a a nossa cultura lajense, mais uma obra pioneira no Estado", ressaltou o prefeito Bruno Valença.

São José da Laje fica na microrregião serrana dos Quilombos alagoanos e é conhecida como a Princesa da Fronteira. Sua atmosfera de ar límpido das serras e matas não só distribui ar puro aos nativos e turistas que a visitam. Distribui — e também respira — muita história, uma vez que vários nomes de destaque na sociedade alagoana nasceram na “Laje”, como é carinhosamente chamada por seus nativos.

"São José da Laje imprime na história um marco, que é a inauguração  do primeiro Arquivo Público no interior do Estado", disse bastante emocionada a secretária de Cultura e Turismo de São José da Laje, Jacineide Maia.

Outros municípios, além da capital e São José da Laje, já têm formalmente projetos próprios de Arquivos Públicos Municipais, criados por meio da consultoria técnica através do APA, com a cidade de Ibateguara e Coruripe.

O Arquivo Público Municipal está localizado em uma área nobre da cidade, na Praça Padre Cícero. São José da Laje é conhecido por ser uma cidade de figuras ilustres. São poetas, artistas, músicos, imortais do Instituto Histórico Geográfico de Alagoas (IHGAL).