Quinta, 12 Setembro 2019 16:41
EDIÇÃO ESPECIAL

Projeto Alagoanidade já entrou para o calendário cultural de Alagoas

Ação resgata valores culturais com experiências exitosas desenvolvidas por alagoanos no folclore, danças, artes e religiosidade

O Alagoanidade tem como objetivo promover o sentimento de pertencimento dos alagoanos, disseminando informações sobre personalidades, folclore, artes e religiosidade O Alagoanidade tem como objetivo promover o sentimento de pertencimento dos alagoanos, disseminando informações sobre personalidades, folclore, artes e religiosidade André Palmeira

O Gabinete Civil, através do Arquivo Público de Alagoas (APA), promoveu na quinta-feira (12), uma edição especial do projeto Alagoanidade, que tem o intuito de despertar o sentimento de amor (pertencimento) dos alagoanos por suas tradições, história e cultura.

O projeto é trimestral, mas por conta do aniversário de dez anos da Revista Graciliano Ramos, a Imprensa Oficial e o APA realizaram edição especial.

A proposta é ofertar temas relevantes com palestras, exposições, apresentações artísticas e culturais reunindo os mais variados segmentos.

Na primeira edição do Alagoanidade, os destaques foram para a cultura popular em Alagoas e contou com as participações da museóloga Cármem Lúcia Dantas; do presidente da Comissão Alagoana de Folclore, Olegário Venceslau, e da mestra do Patrimônio Vivo Vânia Oliveira.

O público foi contemplado ainda além da apresentação de Zeza do Coco, com o Pastoril de crianças do bairro de Cruz das Almas, coordenado por mestra Vânia do Pastoril. O evento contou também com exposições de artesanato e livros que remetiam aos costumes e ao folclore do Estado.

O Alagoanidade tem como objetivo promover o sentimento de pertencimento dos alagoanos  ao patrimônio imaterial, disseminando informações sobre personalidades, experiências exitosas desenvolvidas por alagoanos, no folclore, danças, artes e religiosidade.