Quinta, 10 Maio 2018 01:39
TRADIÇÃO E CIDADANIA

Dia D do Governo Presente chega à tribo Wassu Cocal nesta quarta-feira (9)

Ação terá início às 8 horas, na Escola Estadual Indígena José Máximo de Oliveira

Com foco na articulação dos povos tradicionais em Alagoas, Dia D do Governo Presente chega nesta quarta-feira a Joaquim Gomes para atender tribo indígena Wassu Cocal Com foco na articulação dos povos tradicionais em Alagoas, Dia D do Governo Presente chega nesta quarta-feira a Joaquim Gomes para atender tribo indígena Wassu Cocal Divulgação e Adaílson Calheiros

O Governo de Alagoas prossegue nesta quarta-feira (9) com mais uma edição, a 36,ª do Dia D do Governo Presente. Com programação focada para atender os povos tradicionais — como os quilombolas e indígenas, graças à interlocução feita pela Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil — agora é a vez do município de Joaquim Gomes receber as ações de cidadania com diversos serviços gratuitos do Estado.

Na terça-feira (8), as comunidades quilombolas de Santana do Mundaú foram contempladas com ação do Dia D do Governo Presente. Nesta quarta, o projeto leva serviços gratuitos à comunidade indígena Wassu Cocal, de Joaquim Gomes, que receberá serviços de saúde, como vacinação, teste de HIV; Cartão do SUS; emissão da 1ª e 2ª vias de carteira de identidade, CPF, e atividades de recreação para as crianças.

A ação, em parceria com a prefeitura local e a Associação da Aldeia, terá início às 8 horas, na Escola Estadual Indígena Estadual José Máximo de Oliveira. A perspectiva é que cerca de 1. 500 pessoas sejam atendidas.

“O Dia D ratifica mais uma vez seu objetivo que é de aproximar, integrar, levar cidadania e diversos serviços à população mais distante e, agora, com um olhar também para os povos tradicionais do nosso Estado”, destaca o secretário executivo de Integração Política e Social do Gabinete Civil, Adrualdo Catão.

Para a coordenadora da Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil, Edenilsa Lima, o trabalho solidifica a interlocução ao reconhecer a cidadania dos povos tradicionais. "A gestão do governador Renan Filho tem priorizado o diálogo e a construção de políticas de atenção diferenciadas para que a identidade cultural e o desenvolvimento social desses povos sejam melhorados”, destaca.

Missão cumprida

Na terça-feira, comunidades quilombolas como a Jussara, Mariana e Fioluz foram contempladas com os diversos serviços gratuitos, atendendo à solicitação feita ao Governo do Estado pelo Instituto Irmãos Quilombola, de Santana do Mundaú.

Cerca de 90 famílias da comunidades foram atendidas em parceria com a Prefeitura Municipal, envolvendo órgãos estaduais e municipais.