Sábado, 08 Junho 2019 14:04
PRESERVAÇÃO

APA participa da Semana Nacional de Arquivos com ações em escola

Evento está em calendário internacional de celebração do dia Internacional dos Arquivos nesse domingo (9)

O Arquivo Público de Alagoas (APA) participou desde o dia 5 até esta sexta-feira (7) de diversas atividades dentro da programação da 3ª Semana Nacional de Arquivos, uma iniciativa do Arquivo Nacional (AN) e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) que organizam eventos entre os dias 3 e 9 de junho de 2019.

A Semana Nacional de Arquivos é um período dedicado a eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural relacionados aos arquivos de todo o país. Seu objetivo é aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os valiosos trabalhos desenvolvidos. O evento insere-se no calendário internacional de celebração do dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e segue o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA): Desenhando Arquivos.

A superintendente do APA, Wilma Nóbrega, explica que a participação do órgão na Semana Nacional se deu com as ações do Projeto Memória de Gerações, crianças e jovens da Escola Municipal Pompeu de Sarmento, uma atividade criada pelo APA que tem como objetivo fomentar a pesquisa e a preservação dos acervos e ressaltar a importância do patrimônio histórico documental para a formação dos crianças e jovens de escolas públicas e privadas.

O Memória de Gerações levou ao conhecimento das  técnicas para poder fomentar nas crianças a pesquisa, desenvolver a coleta de documentos,  técnicas de conservação dentro da própria casa. "Mostramos de modo simples os primeiros passos que podem ser dados com documentos que normalmente encontramos em casa, como registros de nascimento e casamento", explicou Wilma.

"O APA faz parte da comemoração nacional e instituições arquivísticas com intuito de levar informações para as escolas de Maceió e falando da importância do Arquivo Público.

As atividades na Pompeu de Sarmento envolveram crianças e adolescentes do 1º ao 5 ano e do 6º ao 9º ano, com noções de como guardar o acervo de casa, a exemplo de fotografias, registros de nascimento para fomentar a preservação da memória pessoal desde cedo.

Semana Nacional

As instituições participantes podem ser de natureza pública ou privada, sendo arquivos, centros de memórias ou quaisquer instituições detentoras de acervos arquivísticos. Para se engajar nessa ação de âmbito nacional, as instituições interessadas devem programar um ou mais eventos, que ficam a critério das entidades participantes, podendo ser exposições, visitas mediadas, rodas de conversas, palestras, exibições de filmes, espetáculos artísticos, entre outros.